O presidente Lula afirmou nesta segunda-feira (1º) que o presidente dos EUA, Joe Biden, será o responsável por avaliar se ele tem ou não condições de continuar a campanha pela reeleição à Casa Branca.
Numa entrevista à rádio Princesa FM, Lula evitou comentar o processo eleitoral dos EUA, mas avaliou que a saúde do americano é um tema relevante para a disputa eleitoral.
“Eu, particularmente, gosto do Biden. Acho que o Biden tem um problema, sabe, que ele está andando mais lentamente, tá demorando mais para responder as coisas – possivelmente esteja pensando”.
Lula ainda comentou os pedidos recentes para que o presidente americano desista da candidatura, abrindo espaço para a nomeação de outro político durante a conferência do Partido Democrata. “Biden é que tem que avaliar. Se ele está bem, ele é candidato. Mas, se ele não está, é melhor eles tomarem uma decisão. O que foi chato e desagradável é que expuseram muito a fragilidade do Biden”.
Por último, Lula ainda destacou a importância da disputa para além do cenário interno dos Estados Unidos. “Eleições nos EUA são muito importantes para o resto do mundo, porque a depender de quem ganha, a gente pode melhorar ou piorar o mundo. Estou torcendo pelo Biden. Deus queira que ele esteja bem de saúde, que possa concorrer”.
fonte:cnn