Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
A imperfeição da Euro que a Copa do Mundo deverá reproduzir
Esportes
Publicado em 28/06/2024

É possível tratar como apenas uma coincidência, mas também há motivos para enxergar relevância no fato de sete dos 12 jogos da rodada final da fase de grupos da Eurocopa terem terminado empatados. É um contraste grande com a primeira rodada, que teve apenas um empate. A segunda, no entanto, já elevou o número de jogos com placar igual: seis partidas. Uma certa dose de conservadorismo avançou conforme o torneio corria.

 

Uma questão essencial parece estar no regulamento. E, aliás, serve de alerta para o que veremos daqui a dois anos, na Copa do Mundo da América do Norte. A classificação dos melhores terceiros colocados parece se relacionar diretamente com o acúmulo de jogos em que nenhum dos dois lados vê motivos para arriscar.

 

A classificação de quatro dos seis terceiros colocados já traz, por definição, uma deformação dos critérios esportivos: afinal, compara-se desempenho de equipes que enfrentaram rivais diferentes. No entanto, o maior dos problemas é a certeza de que uma pontuação baixa basta para conquistar a vaga nas oitavas de final.

 

 

 

 

 

 

 

 

FONTE:GE

Comentários
Comentário enviado com sucesso!