Às quartas, trazemos bandas que tocam em nossa programação, e hoje a escolhida é Pink Floyd.
Curiosidades sobre Pink Floyd
1.O nome original da banda era “The Pink Floyd Sound

”. A banda ainda era conhecida em alguns círculos como “The Pink Floyd” até o final dos anos 1960, quando passou a ser chamada pelo seu nome definitivo.
2. O nome da banda foi criado pelo vocalista fundador Syd Barrett. Barrett era um grande fã dos artistas de blues Pink Anderson e Floyd Council, então ele pegou o nome de cada um deles e os combinou em um nome para o grupo de rock.
3. Os membros originais do Pink Floyd eram Roger Waters, Richard “Rick” Wright, Nick Mason e Syd Barrett. Waters, Wright e Mason eram todos estudantes de arquitetura na Universidade de Westminster, enquanto Barrett, um estudante de arte dois anos mais jovem que os outros, juntou-se por último ao grupo, mas não demorou muito para se tornar seu líder.
4. Por décadas, uma teoria persistente entre os fãs de “The Dark Side of the Moon” é que o álbum foi feito intencionalmente para se assemelhar com o musical de fantasia de 1939 “O Mágico de Oz”. No entanto, o Pink Floyd continuamente negou a conexão como sendo intencional.

5. Em 1967, o Pink Floyd gravou seu primeiro single, a música “Arnold Layne”, que detalha uma pessoa excêntrica que rouba roupas femininas do varal de outras pessoas. Essa figura semificcional foi aparentemente baseada em uma pessoa real que Roger Waters havia conhecido. Apenas um mês depois de gravar essa música, eles assinaram contrato com a EMI Records.
6. No início de sua carreira, antes de ter orçamento para sustentar suas ambições, o Pink Floyd criava efeitos visuais para seus shows ao vivo de várias maneiras baratas, porém eficazes. Uma dessas estratégias envolvia cobrir suas luzes com preservativos coloridos!
7. Em 2015, uma nova espécie de libélula foi descoberta na África. Os cientistas que a descobriram decidiram
batizar a nova espécie de “Umma gumma” em homenagem ao álbum experimental de 1969 do Pink Floyd, “Ummagumma”.

8. O Pink Floyd sempre foi conhecido por lançar ótimos álbuns ao vivo. O destaque fica por conta de um álbum ao vivo de 1972, gravado em um anfiteatro na antiga cidade de Pompeia. Curiosamente, mesmo se tratando de um álbum ao vivo, a banda se apresentou sem um público presente para ouvi-los.
9. Em 1989, cosmonautas russos levaram um álbum do Pink Floyd com eles para a estação espacial MIR. Foi o primeiro álbum de rock a ser tocado no espaço, mas, infelizmente, não era o “The Dark Side of the Moon”. O escolhido foi o álbum ao vivo “Delicate Sound of Thunder”, de 1988, pois era o único álbum da banda que havia sido lançado oficialmente na Rússia.
10. A capa do álbum “Wish You Were Here” retrata uma cena em que dois empresários apertam as mãos enquanto um deles pega fogo. Por mais incrível que possa parecer, a imagem do empresário em chamas não era falsa! Um dublê, vestindo um terno à prova de fogo sob seu terno de negócios, realmente se incendiou para a sessão de fotos.

11. O sucesso de “The Dark Side of the Moon” é inegável. Desde seu lançamento em 1973, o álbum passou 14 anos nas paradas da Billboard.
Até hoje, o Pink Floyd vendeu mais de 118 milhões de discos em todo o mundo. Na prática, isso significa que o grupo é dono da 7ª posição na lista das bandas mais bem-sucedidas comercialmente de todos os tempos!

12. O álbum The Wall é, com certeza, um dos mais aclamados da banda. E algo muito interessante sobre ele é que ele é uma espécie de loop infinito. Isto é, a música final e a música inicial se conectam na mesma frase. Ao final da música Outside The Wall, são ouvidas as palavras “Isn’t this where…” e o álbum inicia com as palavras “… we came in?” Reiniciando o ciclo.

13. A música Atom Heart Mother Suit quase esteve na trilha sonora do filme Laranja Mecânica. O diretor Stanley Kubrick, em pessoa, entrou em contato com a banda para usar a música em seu filme. Eles quase aceitaram, mas ao fim, declinaram a proposta.
14. O álbum Ummagumma é cheio de segredos, desde sua capa, que é um loop quase infinito de fotos. Quase, pois o último reflexo da capa do álbum é a capa de A Saucerful of Secrets, segundo álbum da banda.
15. No final dos anos 70 houve uma grande tensão entre Roger Waters e David Gilmours, por Roger começar a tomar o total controle criativo da banda. Sendo inclusive o último álbum de Waters na banda o The Final Cut, em que as músicas são assinadas por ele e interpretadas pelo Pink Floyd.
16. A entrada de David Gilmour na banda se deu pois o guitarrista anterior, Syd Barrett, possuía muitos problemas com drogas, principalmente com LSD. Então, a banda começou a trocá-lo nos shows por Gilmour. Até que tornou-se inviável mantê-lo na banda de qualquer forma e ele teve que sair definitivamente.
17. Mas a saída de Barrett e entrada de Gilmour não foi tão difícil, pois apesar de não ter os experimentalismos tido por Syd, Gilmour também era um talentosíssimo guitarrista, cantor e compositor. Tendo ele mesmo ensinado seu antecessor na banda a tocar guitarra.
Polêmica envolvendo Roger Waters

Rogers lembra ainda que seu posicionamento político sempre foi de protestar contra todos os tipos de fascismos. "Independentemente das consequências dos ataques contra mim, continuarei a condenar a injustiça e todos aqueles que a cometem", e recorda que o próprio pai lutou na segunda guerra onde perdeu a vida, "pagando o preço final", diz o músico sobre o pai que era fuzileiro naval britânico e morreu na Itália, aos 31 anos, quando Waters tinha 6 meses.