Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
ÀS QUARTAS.. MÚSICA..
Música
Publicado em 19/06/2024

Hoje a rádio Gira Sol fm 95.1, trás um cantor extremamente clássico e incrível, uma das vozes mais lindas do mundo, hoje vamos falar sobre Freddie Mercury. E você pode ouvir as músicas dele em nossa programação do momento internacional.

 

Freddie Mercury (Banda Queen)

Freddie Mercury (1946-1991) foi músico, compositor, cantor e vocalista da banda britânica Queen. Conhecido como um dos maiores cantores de rock de todos os tempos, Freddie Mercury foi o nome artístico escolhido por Farrokh Bulsara.

Nascido em Zanzibar, na Tanzânia, filho de Bomi e Jer Bulsara, o rapaz começou a estudar piano em Mumbai (na Índia) quando tinha apenas sete anos.

Em 1964 a família de Freddie Mercury migrou para Middlesex (Londres). Foi na Ealing Technical College and School of Art que o jovem começou a cursar a graduação em Design Gráfico. A formatura aconteceu em 1969. 

Apesar de ter se formado em Design, Freddie dedicou toda a sua carreira à música.

 

Doença e Morte

Freddie Mercury foi diagnosticado com AIDS em 1987. Extremamente discreto em relação à sua vida pessoal, no dia 23 de novembro de 1991 o cantor divulgou o seguinte comunicado: 

"Desejo confirmar que fui testado como soropositivo e tenho AIDS. Achei correto manter essa informação em sigilo para proteger a privacidade das pessoas ao meu redor. No entanto, chegou a hora dos meus amigos e fãs ao redor do mundo saberem a verdade e espero que todos se unam aos meus médicos e a todos os que estão no mundo na luta contra essa terrível doença."

No dia a seguir a publicação do comunicado, Freddie morreu de pneumonia na sua mansão situada em Kensington (Londres).

A morte prematura, aos 45 anos de idade, foi consequência de complicações provocadas pelo HIV.

 

 

Curiosidades sobre Freddie Mercury que você talvez desconheça:

 

1- Sabia que seu nome de batismo era Farrokh Bulsara? O artista mudou de nome legalmente para Freddie Mercury por volta de 1970, quando a banda Queen se formou.

 

2- Apesar de toda a desenvoltura que ele demonstrava no palco, Freddie Mercury era incrivelmente tímido e raramente dava entrevistas.

 

3- Seus artistas favoritos eram Jimi Hendrix e Aretha Franklin, e Freddie Mercury era um ávido colecionador de selos.

 

4- Dizem que certa vez Freddie Mercury ajudou a Princesa Diana se fantasiar de homem para quer ela pudesse sair para a balada com os integrantes do Queen sem ser reconhecida.

 

5- Embora Freddie Mercury tenha sido eleito como um dos mais importantes britânicos em uma pesquisa realizada pela BBC — ele ficou na posição 59 de 100 —, o artista não nasceu no Reino Unido, mas em Zanzibar, no litoral da Tanzânia.

 

6 – Antes de se tornar uma estrela da música, Freddie Mercury trabalhou no Aeroporto de Heathrow, em Londres.

 

7 - Quando um repórter perguntou a ele sobre o significado da icônica música “Bohemian Rhapsody”, Freddie Mercury respondeu que a letra não tinha significado algum e não passava de uma porção de bobagens reunidas para fazer rima.

 

8 – Sabia que Kurt Cobain mencionou Freddie Mercury em sua carta de suicídio? Cobain teria escrito que admirava e invejava a habilidade de Mercury de se apresentar diante de seu público e aceitar todo o amor e adoração demonstrados pelos fãs.

 

9 - Freddie Mercury teve um longo relacionamento amoroso com uma moça chamada Mary Austin nos anos 70 — e foi ela que o artista deixou sua casa e boa parte de sua fortuna, além de torná-la beneficiária dos royalties de suas músicas.

 

10- Mercury inclusive escreveu várias músicas sobre Mary — sendo a mais famosa delas “Love of my Life”.

 

11- Falando em músicas, Freddie compôs a canção “Crazy Little Thing Called Love” enquanto relaxava na banheira de um hotel.

 

12- Freddie Mercury iniciou um relacionamento sério com Jim Hutton em 1985, cinco anos antes de Hutton descobrir que era soropositivo.

 

13- Hutton viveu com Mercury até a sua morte, em novembro de 1991, cuidou do artista até o final e estava ao seu lado quando Freddie faleceu.

 

14- Mercury optou por não tornar a sua condição pública para proteger as pessoas mais próximas do assédio da imprensa, e só divulgou que tinha HIV por meio de uma nota no dia de sua morte. Os integrantes da banda e os amigos mais chegados sabiam o que artista tinha muito antes de ele falecer.

 

15- Uma espécie de planta — com flores amarelas — foi batizada com um nome inspirado no de Freddie Mercury depois de sua morte.

 

16- Freddie Mercury e Michael Jackson tentaram trabalhar juntos, mas parece que a parceria acabou caindo por terra porque Jackson insistia em levar sua lhama de estimação para o estúdio de gravação.

 

17- Mercury chegou a ter 10 gatos de uma vez e inclusive dedicou um álbum — “Mr. Bad Guy” — e uma música (“Delilah”) aos bichanos.

 

18- Freddie Mercury não curtia muito o próprio sorriso, mas se recusou a usar aparelho ou fazer qualquer tratamento estético por medo de que os procedimentos alterassem sua voz.

 

19- Freddie Mercury tinha 6 dentes a mais 

Um adulto costuma ter 28 dentes (32 com os sisos), mas Freddie Mercury possuía 36 contando com os sisos. O excesso de dentes era responsável pela aparência de Mercury, com seus dentes característicos.

Essa condição de Mercury é considerada um dos principais motivos pelo alcance vocal do cantor, já que aumenta o espaço dentro da boca. No entanto, os dentes não agradavam Mercury, muito pelo contrário: ele odiava seus dentes. Mesmo assim, ele optou por não fazer cirurgias ou usar aparelhos porque tinha medo que houvesse alguma alteração na sua voz. 

 

20- Mercury era formado em arte gráfica

 

O cantor se formou em Design Gráfico pelo Ealing Art College, em Londres. Depois disso, ele trabalhou com

 Mary Austin, namorada de Mercury na época, como vendedor de roupas no conhecido Mercado Kensington.

 

A experiência e o diploma tiveram um grande peso quando se trata do logo do Queen, conhecido como Queen Crest e desenhado pelo próprio Freddie Mercury. E os símbolos colocados na arte não foram em vão, tinham os significados muito bem definidos.

 

21- Quase ninguém sabe onde as cinzas de Mercury foram depositadasFreddie foi cremado no cemitério de Kensai Green, em Londres, no ano de 1991. Mas o local de suas cinzas é um mistério. Há informações de que apenas Mary Austin, os membros da banda, Jim Hutton ( último companheiro do cantor) e a família do dele sabem onde foram depositadas suas cinzas. 

Os fãs do cantor tentaram encontrar o local, e acreditam que seja no no mesmo cemitério na cremação. Alguns anos atrás, encontraram uma placa no mesmo cemitério dedicada à Farrokh Bulsara, nome de batismo de

 Freddie Mercury. Além do nome, as datas de nascimento e óbito batem com a do cantor, e a frase "Para estar sempre perto de você, como todo meu amor', escrita na placa, é seguida da inicial "M", que seria uma referência à Mary Austin.

Apesar da descoberta, nada foi confirmado.

 

22- Freddie Mercury é o nome de um asteroide

Em 1991, ano em que Mercury faleceu, foi descoberto um asteroide, o 17473, rondando pelo espaço. Pode ter sido apenas coincidência, mas em 2016 esse mesmo asteroide foi nomeado, pela União Astronômica Internacional, em homenagem a Freddie Mercury. O Freddiemercury 17473 foi anunciado pelo guitarrista do Queen, Brian May, que aqui vai uma outra curiosidade - é doutor em astrofísica.  Além do asteroide, Freddie Mercury também dá nome a uma espécie de planta, batizada em homenagem ao cantor. 

 

 

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!