Narendra Modi elevou a estatura da Índia no cenário global de um modo que nenhum outro líder recente do país mais populoso do mundo conseguiu fazer.O primeiro-ministro — que garantiu um raro terceiro mandato esta semana — posicionou a Índia e a sua economia em rápido crescimento como uma peça crucial em questões globais, como as mudanças climáticas e desenvolvimento. Ele também consolidou a capital Nova Deli como um parceiro de segurança fundamental para os Estados Unidos e colocou o país como um aspirante a líder do Sul Global.
A vitória de Modi dará ao líder de 73 anos e ao Partido do Povo Indiano (Bharatiya Janata, em hindu) mais cinco anos para aumentar a estatura global da Índia — e para gerir as relações controversas e fronteiras contestadas com os vizinhos com armas nucleares, a China e o Paquistão.O líder grandioso e o seu BJP ficaram muito aquém da maioria absoluta esperada e devem contar com parceiros de coligação para formar um governo.
Isto tem sido amplamente visto como um revés chocante para o líder e o seu partido. Eles foram acusados pelos críticos de alimentarem a islamofobia e a violência religiosa na Índia, ao mesmo tempo que reverteram as liberdades civis e não conseguem resolver questões de subsistência, como o crescente desemprego juvenil.
Agora, Modi precisará “dedicar muito tempo dedicado a negociações internas para manter o governo intacto com uma coalizão diferentes agendas”, apontou T.V Paul, autor do livro “The Unfinished Quest: India’s Search for Major Power Status from Nehru to Modi.”
Fonte:cnn