Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Licença pet, congelamento de óvulos e folga menstrual: os novos benefícios de empresas para atrair e reter talentos
Notícia
Publicado em 16/05/2024

Busca por bem-estar

O congelamento de óvulos é um exemplo dos novos benefícios que companhias têm oferecido para atrair e manter bons profissionais nas equipes, conquistar seu comprometimento e aumentar a produtividade.

Além de benefícios obrigatórios por lei como vale-transporte e licença maternidade e paternidade, há empresas que optam também por oferecer vale-refeição, plano de saúde, plano odontológico, auxílio-creche e bolsas de estudos.

Algumas oferecem ainda o pagamento da academia e de atividades culturais, planos de previdência privada e participação nos lucros.

Até algum tempo atrás, a nova forma de garantir o bem-estar dos funcionários era criar escritórios com áreas de lazer, espaços de descanso e geladeiras com bebidas e comida à vontade.

Mais recentemente, principalmente após a pandemia, a flexibilidade de horário, o trabalho remoto integral e a semana mais curta de trabalho se tornaram mais procurados.

A novidade agora são benefícios como licença para falecimento de animais de estimação ou para dar atenção a um pet que acaba de chegar em casa, bônus em dinheiro nas férias, auxílio de saúde mental e licença durante o período menstrual.

 

Atrair e fidelizar talentos

A especialista em treinamento Leila Arruda explica que as empresas buscam se ajustar, com a oferta destes novos benefícios, a uma mudança no comportamento e no perfil dos funcionários.

 

Se antigamente os profissionais costumavam permanecer por muitos anos em uma mesma companhia, hoje eles trocam mais facilmente de emprego em busca de novas oportunidades.

 

Oferecer atrativos adicionais é uma estratégia não só para atrair novos talentos, mas também para proporcionar condições que os incentivem a permanecer na equipe.

 

Além de isso contribuir para melhorar o desempenho individual e os resultados da empresa como um todo, explica Arruda.

 

Isso porque estes benefícios extras podem aumentar a satisfação pessoal e profissional de um funcionário, como aponta uma pesquisa feita pela consultoria Robert Half.

 

Os recrutadores ouvidos para o levantamento apontaram, por exemplo, que funcionários que trabalham felizes e satisfeitos com a empresa costumam ser mais produtivos, inovadores e criativos, leais e superam as metas estabelecidas.

 

 

"Um funcionário feliz é um profissional com mais saúde mental e que tem a sua capacidade cognitiva preservada. Por isso, ele é mais criativo, tem argumentos mais aprofundados e assimila melhor os conteúdos. Pessoas felizes também adoecem menos”, diz Rodrigo de Aquino, especialista em felicidade corporativa.

 

 

 

 

 

 

 

 

fonte:g1

 

Comentários