O futebol brasileiro tem nova regra para marcações de pênalti em lances de toque na mão. A mudança foi promovida pela International Football Association Board (IFAB), que regulamenta as regras do esporte mundial e faz atualizações anuais.
Nessa terça-feira (9), a Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) se reuniu com árbitros de todo o país para repassar as mudanças. Agora, o jogador de defesa que impedir o ataque dentro da área com a mão, mas de forma não deliberada, não será advertido com cartão.
Além disso, o jogador de defesa que impedir clara oportunidade de gol dentro da área e com a mão, será punido com cartão amarelo. Por fim, a IFAB também promoveu mudanças no que diz respeito à invasão da área no momento do pênalti.
No ataque, nenhum companheiro do cobrador pode invadir a área para ter vantagem na disputa. Nesse caso, será marcado tiro livre indireto. Se a ação impactar o goleiro e o gol for marcado, a penalidade será repetida.
Na defesa, o jogador não pode invadir a área antes da cobrança para ter qualquer vantagem na disputa da bola. Se isso acontecer, o pênalti será repetido.
fonte:cnn