Hoje trazemos um pouco de História e um dos que fizeram história no mundo.
Conheça um pouco de Martin Luther King
Na terceira segunda-feira do mês de janeiro, os EUA comemoram o dia de Martin Luther King. A data é próxima ao seu aniversário, 15 de janeiro.
Abaixo 10 fatos que você talvez não saiba sobre essa personalidade histórica.
1. Apesar de ter sido assassinado com 39 anos, a autopsia revelou que Martin Luther King, tinha um coração tão desgastado por conta do stress que era similar ao de uma pessoa de 60 anos.
2. O nome original de King era Michael King Jr. Em 1931. Seu pai se tornou batista e adotou o nome de Martin Luther King Sr. Quando King fez 6 anos, seu pai mudou seu nome na certidão de nascimento para Martin Luther King Jr.
3. A inteligência de MLK fez com que ele entrasse na Faculdade Morehouse com apenas 15 anos de idade.
4. Ele se formou em sociologia e teologia. Em 1955 King concluiu seu doutorado na Universidade de Boston.
5. Quando MLK se casou com sua noiva Coretta, o casal foi rejeitado por um hotel só permitido para brancos. Os dois decidiram então, passar a noite em uma casa funerária que permitidas para negros.
6. Há aproximadamente 900 ruas com o nome de Martin Luther King. 40 estados americanos tem pelo menos uma rua com seu nome.
7. De 1957 até sua morte em 1968, King proferiu mais de 2500 discursos, escreve 5 livros e inúmeros artigos para revistas e jornais.
8. Com apenas 35 anos King foi a pessoa mais jovem a ganhar o Prêmio Nobel.
9. De acordo com o instituto de pesquisa Gallup, King é a segunda pessoa mais admirada do século XX, perdendo apenas para Madre Teresa.
10. King é um dos 10 mártires mundiais do século 20 que estão retratados em estátuas em tamanho natural na entrada da Abadia de Westminster, em Londres.
Martin Luther King Jr.
(1929-1968) foi um pastor batista e um dos principais líderes negros na luta contra a discriminação racial nos Estados Unidos.
Ativista político, Martin reivindicava salários dignos e mais postos de trabalho para a população negra. Além disso, defendeu os direitos das mulheres e foi contra a Guerra do Vietnã.
Morte de Martin Luther King
Martin Luther King Jr. foi morto no dia 4 de abril de 1968, em Memphis, quando se preparava para mais uma marcha civil.
Ainda permanece a dúvida sobre a real autoria deste crime, posto que King era odiado por grupos racistas espalhados pelo Sul dos Estados Unidos.
Luther King e a estratégia de não-violência
Sua estratégia de luta era o método da não-violência e a pregação de amor ao próximo, inspiradas nas ideias cristãs. Igualmente, praticava a desobediência civil utilizada por Mahatma Gandhi durante a independência da Índia.
Ao optar pela revolução pacífica, Luther King provocou a ira das autoridades e grupos racistas como a
Ku Klux Klan, que atacavam com violência seus partidários e o próprio King.
Frases de Martin Luther King
- O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons.
- No final, não nos lembraremos das palavras dos nossos inimigos, mas do silêncio dos nossos amigos.
- Se um homem não descobriu nada pelo qual morreria, não está pronto para viver.
- Quem aceita o mal sem protestar, coopera com ele.
- Aprendemos a voar como pássaros e a nadar como peixes, mas não aprendermos a conviver como irmãos.